quarta-feira, 2 de novembro de 2016

QUAL O MELHOR SHAMPOO PARA O SEU CABELO?


Afinal essa é a pergunta que mexe com a nossa cabeça, mas cá entre nós, você já escolheu um shampoo pela fragrância, pela cor ou textura, certo? Confesso que já fiz isso também rsrs !!!

Diante das inúmeras opções de produtos no mercado na dúvida levamos o mais cheiroso, afinal quem é que tem paciência de ler o rútulo onde contem os ingredientes  que compõe o produto? Eu não!

Mas para facilitar a minha, a sua e a nossa vida resolvi reunir nesse post todas as informações necessárias para que você encontre o melhor produto para cuidar dos seus fios.


*Simplifique - o shampoo na verdade é um detergente e sua função é basicamente de limpar os fios, alguns um pouco mais concentrados para cabelos oleosos outros um pouco mais leve para cabelos ressecados.

Aprenda a reconhecer os nomes complicados das substâncias mais usadas:


  • Conservantes: parabenos (etilparabeno, metilparabeno ou butilparabeno), a imidazolinidil ureia e o formol. Essas substancias são as mais comuns nos produtos e garantem a validade do produto 



  • Espessante: É o sal, o cloreto de sódio ou, ainda as gomas, alginatos e carbonômetr. Ingredientes similares que tem a função de tornar o shampoo menos líquido



  • Corretivo de PH: nas fórmulas dos shampoos para cabelos secos, costuma-se adicionar ácido cítrico para favorecer a acidez do ph (entre 5,5 e 6,5).



  • Tensoativo: é o próprio detergente, que aparece como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio ou lauril éter sulfato de trietanolamina. 



  • Estabilizador de espuma: o mais comum nas composições é a dietanolamida de ácido graxo de côco.



  • Quelantes e matais: faz parte do grupo EDTA servem para remover os metais que aceleram a oxidação da fórmula, funciona como uma espécie de conservante. 

Afinal, qual o melhor tipo de shampoo para você?

Shampoo para cabelos normais: 
  
O nome por si já o caracteriza, nem ressecado nem oleoso, o ideal é usar shampoos que contenham ceramida e queratina, geralmente são produtos que não "agridem" o couro cabeludo limpando o necessário sem retirar os óleos naturais e evitam o ressecamento dos fios, sem contar que pode ser uma opção de shampoo  para equilibrar o uso dos shampoos diários tipo um coringa, sabe?

 

Cabelos Mistos: 

Cabelos são oleosos na raiz e mais ressecado nas pontas, geralmente acontecem com cabelos que já passou por alguma alteração química ou mecânica como tinturas, relaxamento, progressivas, babyliss, chapinha e secador em alguns casos em cabelos ondulados e cacheados. 


Cabelos Oleosos: 

Cabelos oleosos possuem essa característica da raiz até as pontas, dá aquela vontade de lavar o cabelo pelo menos duas vezes no mesmo dia, sabe? Não confunda com cabelo misto tá, shampoos para cabelos oleosos deverão conter uma concentração maior de solventes indicado para remover o excesso de oleosidade dos fios e couro cabeludo para evitar o ressecamento nas pontas alterne por um shampoo para cabelos normais pelo menos uma vez na semana. 


Cabelos Secos / Cacheados 

Para cabelos secos não há necessidade de limpeza profunda pois esse tipo de limpeza poderá agravar a situação, pedem shampoos com menos sulfato, mais suave e hidratante ou até mesmo um co-wash

Shampoos
Co-Wash


Espero ajudar de alguma forma. 

Surgiram dúvidas? Deixe aqui nos comentários.

Beijinhos 











Nenhum comentário:

Postar um comentário